Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do edifício Ambar nasce de uma condição especial de um terreno urbano com apenas uma frente onde suas proporções e em especial sua frente extremamente estreita criam um desafio para as soluções arquitetônica e estrutural.
O edifício é uma torre de 12 pavimentos com cinco níveis de estacionamentos subterrâneos. As exigências municipais tanto como as técnicas requerem que, dado o tamanho do terreno, o desenvolvimento dos estacionamentos dite a solução estrutural para o resto do edifício.
O edifício a partir do nível da rua, são plantas livres de escritórios com diferentes opções de modulação e com apenas dois eixos estruturais em cada uma.
A torre como continuação do tecido urbano construído, é um volume limpo e simples, sem pretensões comparado aos edifícios vizinhos, mas com uma ideia importante de remate inferior de escala urbana e integração com a cidade.
Isto resulta de uma praça aberta e um espaço de entrada de vidro com pé-direito duplo, que é projetado no interior mediante a conexão com esta praça.
Estes dois primeiros níveis estão recuados com respeito ao resto da torre que tem um balanço de aproximadamente 3,5 m para a rua, criando uma cobertura sobre a praça de entrada e estendendo o espaço do lobby ao exterior.
O volume principal da torre se abre com uma grande frente de vidro para a rua principal enquanto se cega lateralmente com janelas mais controladas para os edifícios adjacentes.
O edifício está construído em estrutura de aço e aproveita para expressar os elementos estruturais tanto no interior como exterior do edifício através de vigas e colunas aparentes.
A paleta de materiais também é bastante limitada, mas coerente à ideia de simplicidade e pureza onde o vidro e o aço são os materiais predominantes, e a madeira é utilizada em vários detalhes como um material quente e de contraste.